Um dos mais famosos mitos da literatura mundial, o Drácula causa até os dias atuais dúvidas sobre seu verdadeiro passado. O personagem que foi inspirado no cruel monarca romeno Conde Vlad que era conhecido pela alcunha de ‘O Empalador’ ganhou fama mundial com o livro do romancista Bram Stoker. Desde então, muitos mitos foram criados e a história do verdadeiro Conde e do personagem se misturaram no imaginário popular.
A única certeza é que Vlad 3º nasceu onde hoje está situada a Romênia e que morou na Fortaleza de Poenari. Ao contrário do que se propaga no país eslavo, o Castelo de Bran não serviu como residência para o Conde. O local não consta em nenhum registro histórico sobre o monarca e suas moradias. A confusão foi criada em 1887 quando o escritor Stoker descreveu um castelo em seu livro que se parecia com o de Bran. Até os dias atuais, o país apresenta ambas as estruturas como sendo as moradias do Conde Drácula.
A construção que também é conhecida como Fortaleza de Poenari foi erguida em meados do século XIII. Localizado na região de Arges, na cidade de Pitesti, o Castelo ganhou destaque na história do país durante o reinado de Vlad 3º quando serviu como base militar na luta contra invasores turcos. O prédio foi usado na defesa da região até o século 15 e depois abandonado devido às dificuldades de acesso ao local.
Utilizado por Vlad para defender seu território, o Castelo foi palco de um show de horrores durante a Idade Média. O prédio também serviu como moradia para centenas de soldados fiéis ao Conde durante as batalhas, além de abrigar a família do monarca. Segundo uma lenda, a primeira esposa de ‘Drácula’ cometeu suicídio ao se jogar de uma das torres do edifício durante uma tentativa de invasão turca. Após isso, Vlad 3º passou a empalar seus inimigos e colocá-los no jardim do Castelo como troféus de guerra. As vítimas ficavam até 48h agonizando no local.
Devido a um forte terremoto que causou o desmoronamento de parte do Castelo em 1888, apenas 11 quartos podem ser visitados dos 26 quartos que existiam originalmente. Com uma área de 22 mil m², o prédio está localizado numa posição estratégica, no topo de um monte de onde é possível avistar boa parte da região. Construído a 900 metros de altura, a Fortaleza só é acessível através dos 1.480 degraus que compõem a única escadaria que liga a estrada de acesso local até o alto do monte.