Estreante em 2018, a categoria das Clássicas segue para sua 4ª participação no concurso Moto de Ouro, tradicional premiação realizada pela revista MOTOCICLISMO Brasil que está em sua 23ª edição. E para eleger as melhores marcas e motocicletas disponíveis no mercado brasileiro nós contamos com uma participação muito importante: a dos nossos leitores! É isso mesmo, com o seu voto nós vamos conhecer as marcas e motos que se destacam no país.
O segmento das Clássicas participou pela primeira vez do prêmio na 19ª edição, e teve três vencedoras diferentes em três edições realizadas. A atual campeã da categoria é a Harley-Davidson Heritage Classic 114, que no ano passado levou a melhor sobre Kawasaki Z900RS e Ducati Scrambler Icon para ficar com o troféu. Já nas edições anteriores as campeãs foram Kawasaki Z900RS e Triumph Street Scrambler, respectivamente.
A atual detentora do troféu Moto de Ouro na categoria das Clássicas é uma legítima bagger com visual dos anos 1950. Ela conta com o motor Milwaukee-Eight 114, um V-Twin capaz de 1.868 cm³ que entrega 16,4 kgf.m de torque em 3.000 rpm, privilegiando o desempenho e garantindo o caráter estradeiro ao modelo da Harley-Davidson.
A Harley-Davidson Heritage Classic 114 ainda inclui alforjes rígidos vedados e trancados com chave, para-brisa removível, assento de duas peças com abas e banco de garupa com “pregos” pretos. Ela está disponível em cinco combinações de cores.
Nesta edição ela será desafiada mais uma vez pela Kawasaki Z900RS, que também é postulante ao seu segundo título. Das campeãs, apenas a Street Scrambler não está entre as concorrentes, pois ela não foi indicada pela Triumph ao prêmio. Na 23º edição do Moto de ouro essas clássicas terão a companhia de modelos como Triumph Bonneville T100, Royal Enfield Interceptor, Ducati Scrambler Icon, entre outras.