Durante a escolha da sua moto, a primeira coisa que você deve pensar são as cilindradas, pois, dependendo do seu objetivo, pode escolher uma moto de pouca ou muita potência. Outro fator que deve ser levado em conta é o seu grau de experiência para pilotar uma motocicleta, pois essa informação será muito útil na hora de escolher seu veículo.
Se o seu objetivo é usar a moto como meio de transporte urbano, uma motocicleta de cilindrada baixa pode atender perfeitamente aos seus objetivos, além de ter um preço bem mais em conta. Motos de 50, 100 e 125 cilindradas são baratas, econômicas e perfeitas tanto para a locomoção até o trabalho quanto para passear pela cidade.
No entanto, se sua intenção é utilizar a moto para fazer viagens, busque cilindradas acima de 300 — lembrando que para pilotar em estradas o motociclista deve estar bastante treinado! E no caso de você querer se aventurar por estradas de terras e trilhas, as motos de uso misto são as mais adequadas.
Com tantas opções e variedades de pesos, estilos, tamanhos e níveis de desempenho das motos, o mais importante é que você conheça as características daquela que mais atende às suas necessidades.
Confira alguns tópicos que te ajudarão a tomar a decisão mais acertada:
- Sou iniciante?
- Desejo fazer uso da moto para transporte diário, viagens ou trilhas off-road?
- Tenho estatura alta ou baixa? Sou leve ou pesada? (Apesar dessas características não serem muito importantes, devem ser consideradas no caso de um piloto inexperiente).
Para sua segurança, caso você ainda não tenha muito domínio, não adquira um modelo que tenha mais de 230 kg ou 70 cavalos de potência. Também é necessário ter cautela na hora de escolher uma moto esportiva, pois elas têm controles muito sensíveis, pouco peso e muita potência, ou seja, para o piloto inexperiente não é o mais indicado. A princípio, o ideal é comprar uma moto padrão, ganhar experiência e só depois partir em busca de uma máquina com maior desempenho.