“Estamos em um momento histórico da evolução dos transportes e a Harley-Davidson quer estar na vanguarda!”, foi assim que Matt Levatich, atual CEO da marca anunciou o lançamento que talvez seja o maior rompimento de barreiras da história da montadora americana.
Não tem como não pensar em Harley-Davidson e logo vir a mente poderosas e pesadas motocicletas de alta cilindrada, com motores vibrantes e com aquele som totalmente particular e inconfundível, mas agora pode ser que as coisas estejam mudando.
Com a perda de espaço dos combustíveis fósseis no mercado automobilístico as grandes empresas estão tentando se adequar e também entrar na onda da sustentabilidade. Assim, em um projeto que vem desde 2014 a Harley acaba de lançar a Livewire, primeira motocicleta 100% elétrica da marca e que deve ser também a primeira a ser vendida em larga escala no mercado.
Apostando em desempenho, design e conectividade a marca trás uma motocicleta com alto desempenho, chegando a 100Km por hora em menos de 4 segundos, contando com uma tecnologia que consegue produzir 100% de torque de maneira quase automática, respondendo imediatamente à aceleração. O motor H-D Revelation não requer embreagem ou troca de marchas, sendo totalmente automático. Os freios utilizam o mesmo princípio dos carros elétricos do mercado, utilizando a frenagem para regeneração da bateria.
A grande aposta da montadora, porém, é em atrair as pessoas com o sistema H-D Connect, que proporciona uma verdadeira experiência ao pilotar. A moto conta com conectividade sem fio, que faz com que ela possa quase que literalmente conversar com o seu piloto através do celular, dando desde informações básicas de manutenção, nível da bateria e autonomia, até serviço de localização em tempo real, com alertas de segurança e rastreamento.
Em um ambiente urbano a máquina deve encontrar seu melhor habitat, contando com um design moderno e arrojado, é apresentada com uma motocicleta muito ágil e capaz de lidar com o vai e vem das cidades contando por exemplo com um centro de gravidade mais baixo, devido ao motor instalado em sua parte inferior, sendo que deverá ter uma autonomia de cerca de 180Km com uma só carga.
Acreditando então na maior busca por sustentabilidade e conforto é que essa motocicleta chega ao mercado, causando as mais diversas reações nos amantes da marca.
O valor inicial nos Estados Unidos parte de US$29.800 dólares, sendo que devem começar a chegar nas ruas à partir do mês de agosto deste ano!
E aí, qual a sua opinião sobre essa novidade?