fbpx

NOVA HARLEY PAN AMERICA

Conhecida por vender cruisers, a Harley-Davidson está se aventurando em um terreno desconhecido com a Pan America 1250, sua primeira big trail – ela estava nos planos da empresa desde 2018. Feita para competir diretamente com modelos como BMW R 1250 GS, Triumph Explorer 1200 e Ducati Multistrada V4, a moto aposta no motor bicilíndrico de 1.252 cc, entregando 152 cv, com duas versões e preços a partir de US$ 17.139 nos EUA (R$ 93.273).

A Harley-Davidson Pan America 1250 apareceu pela primeira vez há dois anos, na apresentação da estratégia More Roads to Harley. Com a redução na linha da marca feita no começo deste ano e a demissão do ex-CEO Matt Levatich, até surgiu uma preocupação de que os planos para a big trail poderiam ter sido descartados, ainda mais porque a estreia estava prevista para 2020. Só que a Pan America não foi descartada.

Esta categoria tem bons concorrentes, então a Harley sabia que precisava fazer a lição de casa para se diferenciar. Para começar, a Pan Am foi equipada com um motor V-Twin Revolution Max de 1.252 cc, parte de uma nova família de propulsores que ainda conta com uma variante de 975 cc. Neste caso, traz comando duplo variável, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido, entregando 152 cv a 9.000 rpm e 12,95 kgfm de torque a 6.750 rpm. A força é transmitida por um câmbio de 6 marchas.

De acordo com a fabricante norte-americana, foi dado foco especial para que o motor entregue torque suavemente em baixa rotação, ajudando nas manobras no off-road. Outro cuidado foi com o peso, fazendo com que a Pan America marque 242 kg na balança na versão normal e 254 kg na variante Special. Como comparação, a BMW R 1250 GS pesa 249 kg, enquanto a Ducati Multistrada V4 e a KTM 1290 Super Adventure R pesam 216 kg (porém sem fluídos). O motor é montado direto no quadro do tipo diamond, o que ajudou a reduzir o peso total.

Conta com uma suspensão de garfo invertido da Showa de 47 mm e 189 mm de curso na frente, enquanto a traseira utiliza uma monobraço oscilante de alumínio. A frenagem vem dos discos Brembo feitos sob medida para a big trail, usando um par de 320mm na frente e um único na traseira de 280 mm.

Será muito bem equipada, trazendo painel de instrumentos com tela TFT de 6,8″ sensível ao toque coberta com um vidro tratado para não refletir a luz e ajudar a leitura em qualquer momento. Utiliza um sistema feito para desligar a função touchscreen automaticamente com a moto em movimento, passando os controles para os botões montados no guidão. Ainda é capaz de conectar com os smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. Não podiam faltar os modos de condução, com as opções Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus, que alteram a resposta do motor, ABS e controle de tração. E ainda tem controle de cruzeiro de série.

Sobre o Autor

Voyager Mototour

Dedicada a proporcionar as melhores experiências em viagens de motocicleta, a Mototour está desde 2009 oferecendo as melhores e mais completas aventuras em duas rodas pelo mundo!

×