fbpx

VALE A PENA TROCAR O PNEU DA MOTO POR UM PNEU DE CARRO?

Uma das grandes dúvidas – e polêmicas – que cercam as motocicletas, principalmente as custom, é sobre o uso de pneus com medidas diferentes das originais de fábrica, como o uso de componentes de carro em moto.

Primeiro, é sempre bom destacar que um determinado pneu é escolhido para equipar uma determinada moto e isso leva em conta vários critérios, como tipo de moto, uso, peso, potência e, claro, custo.

Quando se muda a medida do pneu usado na moto – ou mesmo o seu tipo, por outro mais liso ou mais cravudo -, todo esse “equilíbrio” é alterado.

Usar um pneu mais largo em uma moto pequena, por exemplo, fatalmente exigirá mais da relação, dos freios e também do motor, que fará mais força para carregar aquele peso extra. Por tabela, o consumo de combustível poderá aumentar.

Já a questão mais polêmica, o uso de pneu de carro na moto, pede outra abordagem. Primeiro, é importante lembrar que pneus de carro e de moto têm formatos e construções diferentes. Enquanto o pneu de carro é mais quadrado, duro e tem sulcos mais retos e o mesmo composto em toda a sua estrutura, os de moto são arredondados, mais macios e têm sulcos variados – e, de acordo com o modelo, até três compostos, e podem ser mais macios nas laterais.

Essas características distintas fazem enorme diferença no comportamento da moto. Poderá dar certo? Sim, poderá. Muita gente usou e usa, e segue a vida, outros relatam e queixam da mobilidade da moto em área urbana.

E você? Qual o seu pensamento a respeito disso? Deixe o seu comentário aqui para a gente.

Sobre o Autor

Voyager Mototour

Dedicada a proporcionar as melhores experiências em viagens de motocicleta, a Mototour está desde 2009 oferecendo as melhores e mais completas aventuras em duas rodas pelo mundo!

×